quarta-feira, 4 de abril de 2012

Uma nova fase...

Há um tempo atrás fiz um post sobre resoluções de ano novo e hoje quero começar uma nova fase por aqui. Essa fase será baseada em duas das minhas "New Year's resolutions"... a de manter o guarda roupas organizado (porque sim, eu sou uma bagunceira nata) e a de comprar menos roupa! Eu quero mostrar como dá pra gente se virar com o que tem em casa e não sair sempre com a mesma cara...
Todos os dias quando ia me vestir, meu primeiro pensamento era o clássico do mundo feminino: Não tenho roupa! (Convenhamos, que dizer uma coisa dessas é um absurdo!) E o que acontecia em seguida? Ia em alguma loja e comprava mais roupas, porém usava sempre as mesmas. Qual o resultado? Um roupeiro cheio de coisas e looks sempre muito repetitivos. Então resolvi unir o útil ao agradável (segundo a minha lógica): organizar o roupeiro e economizar.
Antes de começar a mostrar os looks, vou contar um  pouco do que me levou a dar um jeito no armário...
A história toda de arrumar as roupas começou com um surto de que eu PRECISAVA fazer um armário novo pois o meu não estava mais dando conta de tanta roupa. Como não pretendo ficar mais muitos anos na casa dos meus pais, pensei que seria um tremendo desperdício de dinheiro fazer um armário novo que logo não seria mais usado. A solução mais óbvia era fazer uma boa limpa. Essa limpa facilitaria a minha vida pois manter o armário arrumado sempre foi um problema já que ele estava ABSURDAMENTE lotado. Resolvi colocar em prática o primeiro passo da arrumação: a sessão DESAPEGO.
Só eu sei o quanto foi difícil desapegar das minhas coisas, porque quase todas as minhas roupas tem alguma história (porque as trouxe de alguma viagem, porque ganhei de algum parente querido, porque herdei das minhas avós, enfim, eu tinha mil desculpas pra guardá-las). Sabe como é, na minha cabeça (de louca), doar as roupas com histórias, era sinônimo de esquecer o passado (sim, um drama, eu sei).
Passada a fase do (DES)apego emocional a algumas peças (eu não me livrei de todas, algumas - poucas - estão guardadinhas, só as que eu ainda uso), fui para a fase do desapego por falta de uso. Sabe aquelas calças jeans de quando tu tinha 15 anos (sim, eu guardava), blusas que tu nem sabe porque guardou pois NUNCA usaria de novo? Então, me livrei de tudo. Foi um suador, porque experimentei quase tudo que tinha no guarda roupas. Não serviu? Doação. Só guardei o que eu poderia usar se emagrecesse até 5kg (sim, estou fazendo dieta, mas isso é assunto pra outro post).
Depois dessas duas etapas, já tinha um bom saldo: várias roupas pra doação e um quarto que não precisaria mais de um roupeiro novo tanto assim. E quer saber? Foi muito bom me livrar daquilo que não usava mais e ainda poder ajudar um monte de gente que precisa.
Chegou, após isso, a fase de CATALOGAR as roupas. Catalogar? Sim, isso mesmo. Separei as roupas primeiro por estação e depois por temas, exemplo: Regatinhas de verão (que a gente tem as pencas), outras blusas de verão, blusas de meia estação de dia a dia, blusas de sair, vestidos de verão, vestido de inverno e assim foi. Com tudo devidamente separadinho é que comecei a guardar de volta as coisas no armário. E aí vem mais uma loucura, separar por cor. É incrível como fica mais fácil quando tá tudo separadinho por cor...
De volta ao guarda roupas: roupas de inverno pra cima (santas Space Bags!), roupas de verão e meia estação pra baixo!
Garanto: minha vida tá bem mais fácil na hora de me vestir pelo simples fato de que agora eu ENXERGO as roupas...
Nos próximos posts vou então mostrar minhas escolhas e relatar os dramas de ter se proposto a comprar o mínimo possível até o final do ano.

Um comentário:

John Smith disse...

Thought-provoking post! Making new resolutions during the New year certainly seems exciting. But, all the glitz of the resolution goes away after just a few days. However, making such resolutions is a great way to set personal goals. This year, I made a resolution to visit Dubai before the year’s end, and luckily, I will be getting my Dubai Tourist Visa next month. I will be using it to take part in the Christmas & New Year festivities in Dubai just to prove to myself that I succeeded in fulfilling my resolution.