quarta-feira, 28 de julho de 2010

Paetês...brilhos, brilhos e mais brilhos

Sou suspeita para falar de paetês porque desde que me conheço por gente sou muito chegada num brilho na roupa. Quando eu era pequena e fazia as (intermináveis) apresentações de ballet na creche, e depois na academia, minha mãe bordava minhas malhas com lantejoulas. (lembra disso Mariela??) Achava as malhas bordadas o máximo do máximo, me sentia muito gente grande usando aquele brilho todo. O tempo foi passando e o gosto não mudou tanto assim, tanto que minhas queridas amigas (helpis de novo) me deram de aniversário, há uns anos, uma blusa L-I-N-D-A toda trabalhada no paetê dourado. Por mim paetê seria usado no dia a dia, só não uso mais porque causa um certo estranhamento das pessoas e nem sempre quero chamar atenção. Paetês, principalmente os mais escuros como os pretos, verdes, azuis e cinzas, podem ser usados com jeans escuros até durante o dia. Para deixar o look um pouco mais discreto, pode-se usar um casaco ou blazer de cor escura por cima. Eu já usei minha blusa dourada até com bermuda branca e chinelo, pois o bordado inteiro dela deixa o look mais simples parecer muito mais sofisticado. No look abaixo um belo exemplo de paetês com jeans e cara de dia a dia:
Até agora falei só de blusas bordadas de paetês, mas outras peças bordadas de paetês vêm ganhando destaque no mundinho fashion. Os blazeres e os shorts. Quem já foi alguma vez na minha casa certamente conhece o ilustre casaco da minha vó. É algo, tipo uma relíquia pra mim...um blazer TODO bordado de lantejoulas...um verdadeiro escândalo...nunca tive coragem de usar porque ele não é nada discreto. Ultimamente tenho sentido uma coceirinha de usar ele pois vi diversos looks com blazer de paetês que me chamaram atenção, como esses: O blazer deu uma sofisticada e tanto no look da Blake Lively, conseguiu deixar um dos looks mais básicos (short preto + camisa branca) com um ar diferente. Já Olivia Palermo (abaixo) deu um ar mais sério ao seu look usando o casaco bordado com saia de couro. Não gosto muito dessa mistura que ela fez do blazer todo bordado com aquela bolsa marrom, acho que ela escorregou na produção. Já na produção abaixo, acho que Olivia acerto em cheio na escolha dos acessórios... montou um look básico combinando os paetês escuros com o jeans escuro e ousou ao optar pelo sapato amarelo. Quem também optou por acessórios amarelos foi a Rachel Bilson (eterna Summer de The O.C.), também combinando jeans com paetês:
Como comentei antes, os shorts de paetês vêm ganhando muito destaque ultimamente. Cuidado com o quadril largo e a largura do short. Shorts muito justos e curtos com bordados ficam vulgares. Shorts muito largos engordam. O short tem que ser na medida certa do seu corpo, bem cortados para que não criem volume onde não existe. Abaixo mostro dois looks. No primeiro look um short dourado, com ares esportivos devido as cavas da parte de baixo. A menina usa com botas de cowboy, indo contra a minha a teoria de optar por acessórios de traços leves. Não gosto muito desse look pois a bota é escura e o short dourado, acontecendo uma quebra muito grande de tonalidades, o que acabou "achatando" a menina que está vestindo. E outra coisa que não gosto é a blusa. Como o short é larguinho eu optaria por uma blusa mais justa (sem decote), pois a menina está toda largona.
Já no segundo look a menina opta por um short preto com blusa branca. Achei lindíssimo, pois como o short é mais justinho a blusa pode ser mais larguinha.
As mesmas regras dos shorts se aplicam às saias: BOM SENSO!!
Há quem goste de brilhar mais ainda e opte por usar vestidos de paetês...eu realmente acho lindo, mas acho que necessida um pouco de cautela na escolha dos acessórios e atenção com a forma física. Paetês, assim como drapeados, dão a impressão de que a pessoa é mais gordinha do que ela realmente é, portantom dão a impressão de aumentar o volume. Uma leve barriguinha pode se tornar um barrigão se o vestido for muito justo. Quanto aos acessórios, esses devem ser discretos e lisos, pois o que deve chamar atenção é o vestido, então opte por sapatos de traços leves, lisos e delicados. O mesmo vale para brincos, quando eu uso, mesmo que seja uma blusa, paetês, opto por brincos mais grudados na orelha, só uma pedrinha para constar para que não haja "briga" entre a roupa e os brincos. Abaixo dá pra ver a Blake Lively que, ao usar o vestido todo bordado, optou por brincos colados na orela, cabelos presos e sandália lisa. Aliás recomendo prender os cabelos sempre q usar blusas com bordados nas costas, porque depois, na hora de tirar a blusa, normalmente fica uma peruca grudada na roupa.

Então é isso minha gente, usem paetês com bom senso e brilhem bastante!!!

2 comentários:

Jú Lima disse...

Eu acho lindo, mas ainda não tenho cotagem. Actedita?!!! Adorei os looks. Bjo

Leti disse...

As hélpis são MARA! Eu adoro brilhos (nos outros)...sou bem mais clean, eu diria...