sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pretinho básico

A gente lê em tudo que é lugar sobre vestidos pretos básicos. Hoje resolvi dar o meu parecer sobre essa peça importantíssima no guarda roupas feminino. Dizem que o vestido preto básico foi criado por ninguém mais, ninguém menos que Coco Chanel. Na época em que foi criado causou uma revolução pois só pessoas em luto vestiam preto. Por volta dos anos 30 o "little black dress", como é conhecido no mundo todo, tornou-se um item fundamental no closet de todas as mulheres. Um dos modelos que ficou mais famoso foi o Givenchy usado por Audrey Hepburn no filme bonequinha de luxo.
Esse é o meu modelo de vestido preto favorito. Esse corte reto valoriza qualquer silhueta. Prefiro os modelos que são na altura do joelho ou um palmo acima. Vestidos pretos de corte reto vão bem a qualquer hora do dia e com os acessórios certos mudam de cara e viram, instanteneamente, um novo vestido. Abaixo um modelo mais atual desse vestido. Só não gosto muito do comprimento dele se for usado por pessoas mais velhas para ser levado tão a sério como pretinho básico. Para que pudesse ser usado em ocasiões um pouco mais formais deveria ser um pouquinho comprido. Para as jovens, porém, está na altura ideal.
Um bom pretinho básico é feito de tecido que não amassa, para que possa ser levado em malas de viagens. Em viagens deve-se prezar muito pela praticidade dos tecidos, se for dos que amassam poderão dar um trabalho desnecessário, já que viagens, normalmente, são corridas. Sempre levo um nas minhas viagens, às vezes nem uso, mas não custa levar. Nunca se sabe se vai surgir algum jantar especial que necessite de um traje mais arrumadinho. Quando eu tinha 15 anos fui pra Europa com o meu avô, e levei o meu pretinho básico (ele existe até hoje e sigo usando bastante!), tivemos um jantar num restaurante formal e como eu tinha 15 anos queria inovar no vestido. Acontece que ele era de um modelo bem tradicional, preto de alcinhas. O que fiz pra ficar diferente? Usei com uma sandália Melissa bem colorida. E é por isso que eu digo, que cada um consegue dar a cara que quiser ao vestido preto se usar os acessórios adequados. Em situações mais formais não tem nada mais clássico que um scarpin e um colar de pérolas. Em situações mais informais pode-se usar até havaianas com o vestido preto e um bom colar.

Há os vestidos pretos não tão básicos assim, como esse usado pela Angelina Jolie... um tomara que caia, até aí tudo bem...mas ele é todo de paetês. Vestidos de paetês merecem atenção especial, pelo cuidado com que devem ser manuseados e porque quem os veste deve estar com o corpo em cima, visto que qualquer saliência ganha muito destaque.
O sapato nude usado por Angelina deu um ar mais leve ao vestido. É sempre bom pensar nisso...vestido preto e sapato/sandália preta sempre pesam o visual. Se a intenção é ter um visual pesado, ok. Se preferir o contraste, o nude é sempre uma ótima opção por ser tão discreto.

Para quem gosta muito de sair, aconselho um modelo como o da foto abaixo. Básico, curto, mas que mostra uma parte do corpo feminino que acho muito bonita, os ombros. Apesar de ser curto não fica nada vulgar pois chama atenção na parte de cima. Se usado com um colar longo, emagrece legal que estiver usando.

O vestido preto só não fica bem em uma situação: se você for madrinha de casamento, ou mãe de noiva/noivo. Fora isso, tá liberado para qualquer situação desde que esteja acompanhado dos acessórios adequados.

Nenhum comentário: